“É importante a sua análise para conseguir o seguro adequado para mim ao melhor preço?”
Eu seria suspeita se respondesse “não” a estas perguntas, mas acredito verdadeiramente na importância que um mediador pode ter na escolha das coberturas certas ajustadas ao melhor preço.
Todos os dias somos confrontados com a digitalização dos processos, Call Centers, simulações online, e-mail marketing com novas soluções e, obviamente, que a atividade seguradora (principalmente após o COVID) intensificou a sua presença no mundo digital.
Todas estas mudanças e vantagens na simplificação dos processos não retirou o papel relevante que um mediador de seguros tem na relação entre o cliente e a seguradora e, na constante procura de melhores soluções para os seus clientes.
A relação de um cliente com o seu mediador de seguros é, normalmente, uma relação de confiança associada à segurança.
O mediador tem um rosto e, a relação de proximidade que, muitas vezes, estabelece com o seu cliente permite que este tenha um à vontade para falar sobre as suas preocupações, património, hobbies, atividade profissional etc.
O mediador ao dispor de toda esta informação tem a possibilidade de fazer uma análise global e permite que o cliente consiga uma poupança generalizada e, simultaneamente, uma adequação dos seus seguros às suas verdadeiras necessidades.
Apesar de trabalhar nesta atividade há alguns anos – vou só dizer alguns para não “pesar” muito – ainda existe um preconceito por parte de algumas pessoas ao acharem que os seguros efetuados através dos mediadores são mais caros do que os das seguradoras ditas “low cost”.
Não é só por estar na atividade de mediação que discordo desta afirmação, mas admito que os anos de experiência me dão algum conhecimento de causa. Um mediador de seguros que trabalha com várias seguradoras tem uma visão generalizada do mercado, ou seja, permite a um cliente ter acesso a uma oferta muito vasta sem que este tenha de contactar inúmeras seguradoras e analisar as diferentes propostas.
Nem sempre a melhor opção para o cliente é a proposta de custo mais reduzido, mas, pelo menos, o cliente vai ter a oportunidade de escolher de uma forma consciente e informada