Preloader

sabseg.com

Queremos estar presentes em todos os momentos da sua vida.

SABER MAIS

Saiba o que é mobilidade articular e qual a sua importância

Hoje falo-lhe de uma capacidade fundamental para a qualidade dos nossos movimentos nas rotinas diárias e para a melhoria de performance e segurança durante a prática de exercício físico: a mobilidade articular.

 

  • O que é a mobilidade articular?

De forma muito simplificada, é a capacidade que dada articulação (ou articulações) tem de realizar um movimento na sua amplitude máxima natural.

  • Qual a importância do treino da mobilidade?

A mobilidade articular está diretamente relacionada com a qualidade dos movimentos no nosso dia-a-dia, movimentos esses que podem ser um simples ‘sentar/levantar’, apanhar algo do chão, alcançar um objeto de um armário alto, abrir ou empurrar uma porta, e por aí fora.

Havendo um grau satisfatório de mobilidade significa que as nossas funções diárias ficam mais facilitadas e a probabilidade de sentirmos dores e/ou incorrermos numa lesão será menor, uma vez que as nossas articulações estarão mais preparadas e adaptadas a maiores amplitudes, mas claro, esta é uma capacidade que deve ser treinada (a par da flexibilidade).

É também fundamental para que se evitem desiquilíbrios musculares, sobrecarga e rigidez articular!

  • Como treinar a mobilidade?

Aqui entrará a ajuda de um profissional capacitado para o/a auxiliar de forma a avaliar e perceber as suas necessidades.

No entanto, se já pratica exercício físico como musculação, pilates, ioga, entre outros, saiba que já começou o seu caminho para articulações mais fortes, saudáveis e funcionais!

Ao realizar exercícios (tais como agachamentos, peso morto, press de ombros) na sua máxima amplitude, de forma controlada e com a melhor execução técnica possível, já está a melhorar a sua mobilidade, embora que de forma indireta.

  • Quando treinar a mobilidade

Depende!

– Poderá fazê-lo como parte do seu aquecimento (relacionando os exercícios de aquecimento/mobilidade aos movimentos que fará na parte principal do treino);

– Poderá incluí-los no treino principal;

– Poderá dedicar 1 dia (ou +) da sua semana para trabalhar esta capacidade, seja de manhã ao acordar ou noutro momento mais propício do seu dia,

– e por fim, poderá utilizar exercícios de mobilidade na parte final do seu treino!

Tudo depende do seu objetivo e necessidade, mas não vamos complicar, utilize os seus exercícios de mobilidade quando mais lhe convier, o importante é que os inclua na sua rotina e desfrute dos seus benefícios!

Bons treinos.

Raquel Antunes
Personal Trainer