A retenção de líquidos ou edema afectam muitas pessoas, sobretudo mulheres, pelo que vamos debruçar-nos sobre este tema.
Antes de mais, o que pode provocar tal reação no organismo?
São várias as causas possíveis, muitas mulheres associam “apenas” a causas hormonais, mas há outras, que podem afectar mulheres e homens:
- Excesso de peso
- Desnutrição
- Má circulação
- Celulite
- Problemas renais, cardíacos, hepáticos
- Trombose venosa profunda
- Toma de alguns medicamentos, como os que contêm cortisona e derivados.
O que fazer para melhorar esta condição?
Naturalmente depende do que a provoca, cada caso clínico descrito deve ser devidamente diagnosticado e tratado.
No geral, mesmo não havendo nenhuma destas condições, poderá ser o excesso da ingestão de sal (sódio) que provoca a mais comum acumulação de líquidos.
Tal mantém-se até o organismo conseguir eliminar o excesso de sal.
O que fazer?
- Ter o cuidado de beber mais água (muitas pessoas acham que por fazerem retenção de líquidos devem beber menos, o que é um erro – o organismo precisa de água para igualar a concentração de sódio no meio interno e externo, isto é, para “puxar” água para os canais linfáticos, de forma a poder ser eliminada através da urina);
- Ingerir menos sal, claro.
Outras sugestões:
- Fazer exercício de forma regular, pois se tivermos mais massa muscular, mais facilmente ocorrerá a drenagem linfática. Será simples entender isto se pensarmos que o sangue circula no organismo impulsionado por uma bomba potente, o coração; ora os vasos linfáticos beneficiam da actividade muscular circundante;
- Sessões de drenagem linfática
Ana Bravo
Nutricionista