Com as consequências ambientais cada vez mais visíveis, existe um desejo crescente de aposta num estilo de vida sustentável de forma a minimizar impactos que já fugiram do controlo.
Existe uma grande quantidade de informação disponível o que pode gerar alguma confusão e complicar mudanças que apesar de simples, conseguem ter grandes resultados.
Afinal o que é a sustentabilidade? Esta pressupõe uma preocupação com o futuro baseado em ações do presente. O grande foco é proteger e assegurar os mais diversos recursos para as gerações futuras.
Podemos dividir esta temática em 3 grandes pilares, fatores ambientais, fatores sociais e ainda fatores económicos.
Quando falamos em dimensão ambiental falamos na gestão de recursos naturais que precisam de ser conservados e geridos com o futuro em vista, tendo especial atenção para os recursos não renováveis fundamentais. Evitar o desperdício de água, preservar áreas verdes, privilegiar a produção e consumo de alimentos orgânicos são 3 medidas que podem ser tomadas nesta área.
No que diz respeito à dimensão social, devemos assegurar os direitos humanos e a igualdade de oportunidades. A promoção de medidas para uma sociedade mais justa visando o respeito pela diversidade cultural. Algumas das medidas que podemos enquadrar nesta temática são projetos educativos e sociais gratuitos, ensino público de qualidade, acesso generalizado à rede elétrica, programas de apoio a pessoas mais carenciadas entre muitas outras.
Por fim, a dimensão económica reflete-se na prosperidade nos diferentes níveis da sociedade bem como na sua eficiência. Nesta área, algumas medidas podem passar por criar incentivos a empresas com práticas sustentáveis; uso de materiais de reciclados ou biodegradáveis ou ainda transporte de mercadorias mais económicos e menos poluentes.
E a título individual, como podemos agir?
Pequenos gestos como separar o lixo, apostar na utilização de materiais reciclados e objetos reutilizáveis, como garrafas de água.
Pode também apostar em economizadores nas torneiras, eletrodomésticos eficientes e evitar detergentes convencionais.
No que toca a alimentação, um correto planeamento pode ser bom para a sua saúde, para a sua carteira e para o planeta. Evite o desperdício alimentar e aposte em produtos de produção local.
Nas suas deslocações evite utilizar o automóvel em distâncias curtas que pode optar por meios alternativos com bicicleta, trotinete, transportes públicos ou mesmo a pé. No que diz respeito aos carros, pondere a possibilidade de um elétrico ou híbrido.
Conhece o termo eco condução? Garanta que tem a pressão dos pneus sempre correta, a manutenção em dia. Utilize o ar condicionado apenas quando necessário e carregue menos no acelerador.
Uma eco-condução vai permitir-lhe reduzir o consumo de combustível, a emissão de gases poluentes, a emissão de gases de efeito de estufa e a sinistralidade.
Como vê é simples, faça a sua parte para prevenir o futuro que nós prevenimos a sua vida e a sua rotina. Conheça a nossa oferta de seguros nos mais variados ramos.