Ao ar livre, no ginásio ou em casa! A corrida continua a ser uma das grandes tendências no que toca ao exercício físico e no artigo de hoje mostro-lhe porquê, quais os seus benefícios e como se iniciar nesta modalidade.
Talvez por ser uma modalidade que não requer um grande investimento, já que pode fazê-lo na rua e por isso não precisa de investir numa passadeira ou numa mensalidade no ginásio, a corrida (ou caminhada) tende a ser uma escolha comum entre muitas pessoas, mas veja que outros benefícios esta modalidade lhe pode proporcionar:
- Melhoria da resistência cardiovascular
- Melhoria da qualidade do sono
- Ossos mais fortes (devido ao impacto)
- Facilita a gestão do peso (sendo que lhe permite ter um maior gasto energético)
- Melhor disposição e humor
- Melhoria/controlo da pressão arterial
- Contribui para um maior controlo do colesterol
- Reduz o risco de diabetes
- Ajuda a combater a depressão (ou estados depressivos)
Pode ser praticado sozinho, ao seu ritmo e no horário que melhor lhe convém, mas poderá também fazê-lo em grupo (hoje em dia existem vários grupos de corrida), o que poderá contribuir para uma maior aderência ao exercício – já que irá partilhar o momento de treino com outras pessoas e onde se irão motivar mutuamente!
No entanto, se ainda não se aventurou nas corridas – mas pensa fazê-lo – veja como começar:
- Utilize um calçado confortável e com algum amortecimento (existem várias opções de ténis próprios para correr, dentro dos mais variados valores).
- Escolha peças de vestuário leves e que permitam a pele respirar.
- Comece por caminhadas e percorra uma distância relativamente confortável para si, ao longo de cada sessão (ou de cada semana) aumente gradualmente a distância percorrida.
- Quando se sentir confiante comece a dar os seus primeiros passos na corrida, de forma leve (certifique-se de que não tem nenhuma limitação no que respeita a impacto). Pode também intercalar corrida e caminhada na mesma sessão.
- Antes da corrida faça alguns exercícios de mobilidade e que o ajudem a aumentar gradualmente o ritmo cardíaco, a aquecer os músculos e a mobilizar as articulações (agachamentos e marcha no lugar são boas opções).
Conclusão, se procura uma modalidade para o/a ajudar a sair do sofá, a controlar o stress da rotina diária e que possa praticar ao seu ritmo sem necessidade de investir em grandes equipamentos, a corrida e caminhada são excelentes opções para si!
Bons treinos!