Como sabe a prática de exercício físico é conhecida por trazer grandes benefícios à nossa saúde e bem-estar, ainda assim, hoje trago-lhe alguns pontos que vai gostar de saber e aposto que no final desta pequena leitura vai querer começar a sua nova rotina de treinos!
Sabia que muitos dos problemas que alguns de nós enfrentamos na nossa rotina diária podem ser aliviados através do treino? Falta de energia; noites mal dormidas; stress, ansiedade e dores articulares são apenas alguns deles… veja como a prática de exercício pode ajudar no seu combate:
- Sabe aquela sensação de missão cumprida depois de um treino? Aquele bem-estar, bom humor e leveza (mesmo perante o cansaço) que tomam lugar?
Pois bem, isto deve-se à produção e libertação de algumas hormonas e neurotransmissores no nosso organismo durante o treino!
Ora veja alguns dos responsáveis: endorfinas – hormonas do prazer e felicidade, também responsáveis pelo aumento da autoestima. A dopamina – um neurotransmissor que tem influência na nossa motivação, humor e até memória. E por fim, a serotonina – que ajuda no combate à ansiedade e à regulação do nosso sono.
- Sabia que os seus ossos se tornam mais fortes com o treino? Com a idade tendemos a sofrer uma redução na nossa densidade mineral óssea, correndo o risco acrescido de quedas e diminuição da força e mobilidade. Porém, a inclusão de certos hábitos, incluindo a prática de exercício físico irá atuar de forma favorável e contribuir para a melhoria da saúde dos nossos ossos (mas também articulações, cartilagens, tendões e por aí fora). Aposte em caminhadas, corrida, musculação ou qualquer outro desporto que envolva algum impacto e fortalecimento! Os seus ossos agradecem!
- Dificuldade em manter hábitos alimentares saudáveis? Pois bem, o treino também pode ajudar! Ao iniciarmos uma rotina de treinos é normal que aos poucos comecemos a dar maior importância ao nosso bem-estar e saúde, o que nos irá levar a manter um compromisso não só no que toca a alimentação como também noutros hábitos, incluindo horas de sono.
É certo que o exercício traz outros (grandes e importantes) benefícios – seja no controlo da diabetes tipo 2, hipertensão, obesidade, reforço do sistema imunitário, melhoria da circulação sanguínea, entre outros – mas hoje optei por mostrar-lhe um outro lado mais ‘simples’ e prático mas que se revela altamente impactante para a sua qualidade de vida.
Procure uma atividade prazerosa para si, se possível com companhia para que se sinta mais motivado/a a continuar, e comece a perceber rapidamente alguns benefícios (quase imediatos) que a sua prática terá na sua rotina. Podemos ser promotores da nossa saúde mas precisamos de especialistas para garantir que nenhum detalhe falha numa jornada pelo bem-estar.